Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

cidadeagar

UMA NO CRAVO OUTRA NA FERRADURA

cidadeagar

UMA NO CRAVO OUTRA NA FERRADURA

O MELHOR GOLO DA MINHA VIDA?

23.01.14, José Rocha

 

O melhor golo na história de Portugal foi aquele que Salgueiro Maia marcou à ditadura, a sua vitória contra as armas da ditadura foi o melhor jogo que assisti em toda a minha vida. Nenhum golo marcado por um português influenciou tanto o mundo como o golo de Salgueiro maia, perguntem aos brasileiros que enfrentavam a ditadura dos generais pelo alento que sentiram, perguntem aos africanos que se tornaram independentes (ainda que um dos danos colaterais disso seja estarmos a aturar o Passos Coelho), perguntem aos espanhóis que viviam no tempo de Franco pela alegria que tiveram, perguntem a todo o mundo se não ouviram falar de Portugal. Perguntem à ONU se sem esse golo teríamos participado no Conselho de Segurança, perguntem à UE se teríamos entrado para a CEE, perguntem às democracias quanto deve o mundo ao golo que Salgueiro Maia marcou aos ditadores nesse campeonato disputado entre as democracias e as ditaduras.

Eu sei que esse golo não constou na lista da UEFA, não foi relatado pelo Artur Agostinho, não fez parte da escolha da FIFA e não terá dado muita alegria a Cavaco que nunca foi adepto deste jogador ainda que tardiamente tenha tentado limpar a imagem, mas esse sim foi o melhor golo da minha vida.

Podem impedir que Salgueiro Maia esteja no Panteão mas não conseguirão impedir que muitos portugueses tenham Salgueiro Maia no panteão de cada democrata deste país. Se devemos tanto aos tiros da bola o que não deveremos ao tiro que Salgueiro Maia deu na ditadura abrindo a Portugal e a uma boa parte do mundo a baliza da democracia.
 
PS: Agora que muitos se lembraram de Salgueiro Maia recorda-se que aqui se propôs a devida homenagem nacional ao capitão de Abril num post de 2010. Salgueiro Maia tem demasiada importância para que o seu nome seja lançado a título comparativo.

Visto http://jumento.blogspot.pt/