...
Comissão Concelhia de Viana do Alentejo do PCP |
A Comissão Concelhia de Viana do Alentejo do Partido Comunista Português, reunida a 27 de Janeiro de 2009, analisou a situação politica e as tarefas do Partido para 2009, tendo concluído:
1º. Conforme foi sublinhado no comunicado do passado dia 10 de Novembro, os factos mostram que a politica do Partido Socialista e do seu governo agravaram as condições de vida da população do concelho. Muitas das pequenas empresas do Concelho, estão a diminuir o seu pessoal. No Centro de Saúde continuamos sem médicos durante a noite e com consultas insuficientes durante o dia, assim como continuamos a der o único concelho no Distrito onde não é emitido o cartão do cidadão. Todas as propostas para o Concelho, apresentadas pelo PCP na Assembleia da República na discussão do Orçamento de Estado, foram rejeitas pelo Partido Socialista. O Partido Socialista ao nível local, assume assim a responsabilidade do Posto da GNR de Viana não ser requalificado, do Paço dos Henriques em Alcáçovas continuar a degradar-se e pela indefinição do processo do IC 33. Isto são factos, que nos mostram a falta de respeito do Partido Socialista pelas populações. O Concelho é também afectado pela instabilidade nas empresas Tyco e Kemet, onde trabalham dezenas de homens e mulheres do nosso Concelho. Os responsáveis por esta politica não têm autoridade para dizer que vão atrair novos investimentos e captar novas empresas porque já demonstraram o que valem e do que realmente são capazes.
2º. A Comissão Concelhia de Viana do Alentejo do PCP, condena as “afirmações” da Governadora Civil do Distrito de Évora, aquando de uma visita recente a Alcáçovas, por ter afirmado “o tempo que a Câmara vai gastar dinheiro na Piscina, devia contribuir para recuperar o Palácio”. A representante do Ministério da Administração Interna e o PS têm obrigação de saber que o Palácio é da responsabilidade do Estado e não da Autarquia, mas também devem saber que as competências das autárquicas não se confundem com as do Governo. A Governadora Civil e o PS têm obrigação de respeitar a legitimidade da população das Alcáçovas ter a sua Piscina. Até porque sabemos, que, se o PS estivesse na Câmara Municipal as Piscinas em Alcáçovas não seriam construídas. São factos destes, que nos mostram que o Partido Socialista e os seus representantes não têm respeito pelas populações. O que a Governadora Civil e o PS não explicaram foi quais as razões que levaram o PS a votar contra todas as propostas para o Concelho de Viana do Alentejo, mas não explicaram também porque continua por cumprir o protocolo para a construção da creche em Aguiar.
3º. Sublinha-se que a CDU, coligação eleitoral que reúne o Partido Comunista Português, o Partido Ecologista os Verdes e a Associação Intervenção Democrática, é comprovadamente um espaço de participação de milhares de cidadãos e cidadãs independentes. Sabem-no todos os homens e mulheres que, sem filiação partidária, encontram ano após ano na CDU, nas listas e no activismo politico da coligação, o lugar para uma enriquecedora intervenção cívica e politica . Ninguém se deixará iludir com falsos movimentos políticos, que mais não são que o PS e os seus quadros a fazer as suas listas de forma envergonhada.
4º. A Comissão Concelhia de Viana do Alentejo decidiu marcar para o dia 14 de Março o jantar do 88º aniversário do PCP em Viana do Alentejo. E realizar no âmbito da campanha “ Sim É Possível Uma Vida Melhor” acções de informação e encontros com as populações do Concelho, durante o mês de Fevereiro.
Viana do Alentejo, 27/1/009
A Comissão Concelhia de Viana do Alentejo do PCP
Retirado do Diário do Sul