Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

cidadeagar

UMA NO CRAVO OUTRA NA FERRADURA

cidadeagar

UMA NO CRAVO OUTRA NA FERRADURA

EDIA LIMPA ALBUFEIRA DE ALVITO

16.10.08, José Rocha

 

 

A EDIA anunciou que está a limpar a albufeira de Alvito, após ter detectado, durante um esvaziamento parcial, materiais que poderiam degradar a qualidade da água usada para regar e abastecer cinco concelhos.
A limpeza da albufeira, que deverá terminar no final deste mês, pretende "minimizar os factores que contribuem para a degradação da qualidade da água e os riscos para a utilização do espelho de água", além de "facilitar eventuais trabalhos de controlo de pragas e infestantes", explica a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA).
Durante o esvaziamento parcial da albufeira, operação "necessária" para a construção do sistema de segregação de águas, para garantir a manutenção de caudais ecológicos, a EDIA encontrou vários materiais, como árvores, construções, antigos poços, vedações e outros resíduos.
Para evitar a degradação da qualidade da água, usada para regar e abastecer as populações dos concelhos de Portel, Alvito, Cuba, Vidigueira e Viana do Alentejo, a EDIA avançou com a limpeza e regularização da zona da albufeira esvaziada.
A limpeza inclui trabalhos de desarborização, demolição de construções, selagem de poços e remoção de vedações e de outros materiais existentes.
Trata-se de "mais um passo importante na defesa da qualidade da água que circula em todo o sistema de Alqueva", refere a EDIA, explicando que é a partir da albufeira da barragem de Alvito, integrada no Sistema Primário de Alqueva, que se concretizam as ligações às albufeiras das barragens de Odivelas, Vale do Gaio e Roxo, sendo esta que abastece os concelhos de Beja e de Aljustrel.

 

 Retirado de http://www.correioalentejo.com/

Editado por José Luís Rocha

 

1 comentário

Comentar post