Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

cidadeagar

UMA NO CRAVO OUTRA NA FERRADURA

cidadeagar

UMA NO CRAVO OUTRA NA FERRADURA

IGREJA DAS CHAGAS OU SENHOR DOS PASSOS - AGUIAR

28.08.07, José Rocha

Está voltada para o lado sul e apresenta sóbria silhueta de modesta arquitectura popular, de grossa alvenaria rebocada, valorizada pelos dois portais adintelados - principal e lateral poente - esculpidos em mármore branco e jambas de tipo de corda saliente.

A frontaria, flanqueada ao nascente por torre de dois olhais, cúpula embandeirada envolvida de pináculos piramidais, tem frontão triangular, luneta, volutas com enrolamento e fogaréus angulares.
O corpo interior, de planta rectangular e cobertura de meio canhão, distribui-se em nave, coro de gradaria de madeira, e capela-mor.
A capela-mor é antecedida por arco mestre de volta perfeita, apilastrado, recoberto de pinturas a fresco, de execução de duas épocas e mãos diferenciadas: o primeiro núcleo, com elementos de arquitecturas perspectivadas, de fins do século XVIII, e o conjunto de temas do Calvário de Jesus e de N.ª Sr.ª da Piedade, de alvores de oitocentos, acrescidos por medalhões florais. Esta composição estende-se pela cúpula, octogonal e respectiva lanterneta.
No improvisado altar encontra-se a imagem de N.ª Sr.ª da Piedade, escultura de roca e véstias bordadas a ouro e prata e, na banqueta, lateralmente, expõem-se S. Pedro Apóstolo e S. Barnabé. Sotoposto à mesa do celebrante, vê-se o Senhor Morto, metido em túmulo envidraçado, e de discreto entalhamento dourado, sendo o fundo do mesmo recoberto por ornatos pintados.
Na sacristia existe um lavabo marmóreo, esculpido com arcanjo esvoante e de frontão de cruz relevada, tendo no mesmo o cronograma 1738.

In Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Évora - Túlio Espanca, Lisboa, 1978.

 

Editado por José Luis Rocha

 


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.