Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

cidadeagar

UMA NO CRAVO OUTRA NA FERRADURA

cidadeagar

UMA NO CRAVO OUTRA NA FERRADURA

Candidatura do Paço dos Henriques aprovada pelo INALENTEJO

19.11.13, José Rocha

Município de Viana do Alentejo vê aprovada candidatura do Paço dos Henriques

 

 

O Município de Viana do Alentejo viu aprovada uma candidatura ao INALENTEJO para a recuperação e requalificação do conjunto arquitetónico do Paço dos Henriques, em Alcáçovas

 

A obra em causa, cujo projeto de arquitetura foi da responsabilidade da Direção Regional de Cultura do Alentejo, permitirá dotar aquele espaço de um conjunto de valências que vão devolver ao local a dignidade que lhe é devida e que o valorizam de acordo com os acontecimentos históricos que nele tiveram lugar, de onde se destaca a assinatura do Tratado de Alcáçovas em 1479, que mais tarde deu origem ao Tratado de Tordesilhas.


A concretização do projeto irá disponibilizar à população e aos visitantes um espaço de cultura e lazer que promoverá a história do conjunto arquitetónico – Paço Residencial, Capela de Nossa Senhora da Conceição e Jardim das Conchas -, através de visitas e ao centro interpretativo a instalar no local, mas também um espaço com capacidade para organizar eventos que possa ser utilizado diariamente pela população.


O valor da obra ascende a 2.090.000,00€ e contempla os projetos, a empreitada de recuperação do Paço dos Henriques, o restauro e a conservação do Horto do Paço, a requalificação do espaço envolvente e a aquisição dos equipamentos necessários para dotar o local. Com a aprovação da candidatura o projeto será comparticipado pelo FEDER em 85%.


Entretanto, em agosto último, foi publicado em Diário da República, o anúncio da empreitada perspetivando-se o arranque dos trabalhos no início do próximo ano.

Recorde-se que o imóvel foi classificado de interesse público em 1993 pela Secretaria de Estado da Cultura e encontra-se sob a tutela da Autarquia desde 2011

 

Visto no site da CMVA

7 comentários

Comentar post