Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

cidadeagar

UMA NO CRAVO OUTRA NA FERRADURA

cidadeagar

UMA NO CRAVO OUTRA NA FERRADURA

A VITIMIZAÇÃO CONTINUA

19.08.13, José Rocha
Os atos de vandalismo nas campanhas eleitorais, que todos reprovamos, inscrevem-se certamente num quadro de comportamentos inadequados de uma pequena franja da nossa população com que infelizmente diariamente convivemos e que se traduzem muitas vezes na vandalização de vários equipamentos públicos (jardins, sanitários, fontes, sinais de trânsito,…).

Na sequência da vandalização de 2 cartazes da CDU, o candidato dessa força política manifestou na sua página do facebook a sua natural discordância.

Todavia, e em meu entender, o João Penetra ao escrever “… Embora já o tenha feito várias vezes, volto a apelar a todos os ativistas e apoiantes da CDU para que não tenham comportamento semelhante e não destruam nenhum material de campanha de outras candidaturas…” está implicitamente a lançar a suspeita sobre pessoas afetas a outras candidaturas, “uns serão santos e outros diabos…”.

Esta mensagem com uma carga negativa muito forte, não passa de mais uma estratégia de vitimização delineada pela campanha da CDU e encerra um perigoso apelo à divisão e à exaltação de ânimos.

Afinal quem vandalizou os cartazes?

Espero que o candidato da CDU, homem que se diz de sólida formação cristã, tenha o maior cuidado neste tipo de mensagens e não acuse ninguém, mesmo que de forma subjetiva e indireta, sem que para tal tenha provas evidentes dos fatos ocorridos.

Parece-me, contudo, que esta mensagem vem de alguém que, em desespero de causa, se agarra a tudo para tirar vantagem, não tendo o discernimento democrático necessário para aceitar que pode haver muita gente, de entre a população do concelho que, pura e simplesmente, não gosta do candidato da CDU, tal como certamente acontecerá em relação ao candidato do PS.

Pela parte da candidatura PS, sem abdicar de defender as nossas convicções e as nossas propostas para o Concelho, apelaremos ao respeito e consideração por todas as candidaturas concorrentes, condenando veementemente qualquer atitude de destruição de materiais.

Como não foram ainda colocados cartazes pela candidatura do Partido Socialista, não temos a lamentar esse tipo de atos em material de campanha. Contudo, deixo aqui 2 exemplos do que foi feito há 4 anos na última campanha eleitoral a cartazes do PS e que nunca atribuímos a pessoas afetas a outras candidaturas (deixo ainda o link para o blogue que utilizei em 2009, e que continua acessível: http://unidos-com-bengalinha.blogspot.pt/2009/10/calma-e-serenidade.html ).

Quero, no entanto, deixar muito clara a ideia de não nos sentiremos limitados em denunciar todos os estratagemas menos transparentes que venham a ser praticados no contexto político que estamos a viver, com o exclusivo objetivo de esclarecer e garantir que os eleitores do Concelho de Viana do Alentejo votem em consciência, devidamente identificados com os projetos políticos das diferentes candidaturas concorrentes ao ato eleitoral do próximo dia 29 de setembro.

Bernardino Bengalinha Pinto
 
Visto AQUI

6 comentários

Comentar post