Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

cidadeagar

UMA NO CRAVO OUTRA NA FERRADURA

cidadeagar

UMA NO CRAVO OUTRA NA FERRADURA

"DA ÁGUA À OLARIA"

04.06.13, José Rocha

 

 

No próximo dia 6 de junho, a partir das 18h00, é inaugurada no Castelo de Viana do Alentejo, a exposição “Da Água à Olaria”, que resultou de um projeto iniciado em janeiro último envolvendo a Oficina Aberta, o oleiro Feliciano Mira Agostinho e a sua esposa Maria Rosa Gaio, e ainda os alunos do 2º B da EB1 de Viana do Alentejo – edifício S. João.


Durante 4 sessões os mais novos tiveram a oportunidade de ficar a conhecer a origem e tradição da olaria em Viana do Alentejo, exploraram as técnicas do manuseamento do barro na roda para a confeção de um pucarinho e um pequeno alguidar, para além de efetuarem um trabalho livre. Na última sessão as crianças pintaram as peças de acordo com a pintura caraterística de Viana do Alentejo.

Para além das peças em exposição será, igualmente, projetado um vídeo onde será explicado o processo da arte da olaria, desde a extração do barro com a envolvência da água até ao produto final, da autoria de Luís Banha. A exposição fica completa com algumas fotografias de antigos artesãos cedidas por Francisco Baião e fotografias dos alunos do 2º B durante todo o processo.

No dia da inauguração da exposição serão entregues às crianças, um diploma como forma de reconhecimento da prática pedagógica desenvolvida neste projeto cuja designação dá nome à exposição.

A exposição que estará patente ao público até dia 30 de junho pode ser vista das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Recorde-se que a mostra se insere num ciclo de exposições que a Câmara Municipal de Viana do Alentejo e a Junta de Freguesia local promovem desde janeiro último, mostrando o trabalho de artistas locais.