Alentejo é destino gastronómico recomendado pelo 'The Telegraph'
As especialidades mais apreciadas e destacadas encontram-se entre os frutos frescos do mar Atlântico, os cremosos queijos locais, o presunto e as carnes de suínos alimentados com bolota preta, o delicioso azeite e até mesmo as tentadoras sobremesas. Para acompanhar tudo isto apresentam-se os incríveis vinhos da região.
Uma das comidas mais conhecidas é a ‘carne de porco à alentejana' - que pode ser de porco preto ou não - que fica ainda mais apreciável e saborosa quando acompanhada por um bom vinho branco da mesma região.
No entanto, também não é de esquecer as sobremesas alentejanas onde os pudins - que não se encontram em mais parte alguma - têm particular destaque pela sua confeção constituída por gemas de ovo, pão, amêndoas com mel, açúcar e canela.
Também as tortas são conhecidas como um dos encantos do Alentejo pela inclusão de creme caramelizado e um pouco de massa folhada na sua elaboração
Os vinhos alentejanos têm vindo a angariar o reconhecimento merecido.
Algumas variedades vinícolas são já cultivadas há seculos, por exemplo, o ‘Syrah'.
No Alentejo existem oito regiões separadas onde cada vinho é controlado pela sua origem e mais de 250 produtoras vinícolas independentes já com bastantes vinhos premiados.
Para um melhor aproveitamento e degustação do vinho há, de acordo com o mesmo jornal, a hipótese de se jantar e até pernoitar numa das quintas vinícolas onde os donos das mesmas acompanham a visita dos turistas e lhes dão maior conhecimento das especialidades gastronómicas existentes.