CLUBE ALENTEJANO DE ESTUDOS MARCIAIS E MEDICINAS ORIENTAIS
Realizou-se no passado fim de semana 20 e 21 de Março na Amadora a Prova Final do Curso de Instrutores Europeus KTCP (Kyusho Tactical Control Points).A Instrução e consecutivas Avaliações Técnicas, Físicas e Tácticas decorreram ao longo do ano de 2009 e os primeiros 3 meses de 2010 em varios locais da Europa e teve o seu termino com os candidatos finalistas nos dias 20 e 21 de Março de 2010 na Cidade da Amadora, Portugal.
Para a fase Final do Curso ficaram apenas apurados 11 elementos (2 Espanhois, 2 Alemães e 7 Portugueses), os quais receberam a Distinção Internacional KTCP Instructors da Kyusho International, pelas mãos do GM Jim Corn – Membro Fundador da Kyusho International . Estes 11 Instrutores receberam após largos meses de instrução Especializada o Reconhecimento e Autorização para dar Formação KTCP a Forças de Segurança, Militares, Forças Policiais, Forças Militarizadas e Orgãos de Investigação Criminal, bem como a Pessoal Médico, Paramédico e Bombeiros. Por vezes estes profissionais, derivado da sua actividade diária, deparam-se com situações de Risco ou ameaças à integridadeFisica (Própria ou de Terceiros). Tendo formação em KTCP poderão recorrer a manipulações cirurgicas de Pontos de Pressão que causam ao agressor limitações fisicas momentâneas que o impedem de levar a cabo essa mesmas agressões e permitem ao Agente de Segurança, de Saúde ou Táctico um controlo facilitado desse mesmo agressor sem lhe deixar marcas visiveis, ou danos acrescidos e/ou permanentes (dnos esses que poderiam resultar em futuros processos legais e/ou profissionais derivado ao excessivo uso de força).
Dois desses 11 Instrutores Certificados no Curso KTCP Europeu que terminou no dia 21 de Março na Amadora foram o MestreM. Lopes Nunes e o Mestre Alexandre Barahona, ambos Instrutores do CAEMMO – Clube Alentejano de Estudos Marciais e Medicinas Orientais, nas Disciplinas de Taekwondo/Ju-Jitsu e Aikido.
Mas uma Vitória para o Concelho de Viana do Alentejo, as Escolas KWTMA e o CAEMMO…