FOGO SUSPEITO DESTROI LAR
Viana do Alentejo: Chamas propagaram-se de um ecoponto para a sala de convívio
Ao soar o alarme de fogo, os 24 utentes de um dos dois lares da Misericórdia em Viana do Alentejo acordaram sobressaltados. No rés-do-chão, as chamas de origem suspeita já consumiam parte da sala de convívio da instituição e não havia muito tempo para retirar todos os idosos. À pressa, vestiram uns agasalhos e acabaram por ser transportados, sem incidentes, para outro lar da Santa Casa. Apenas uma utente foi hospitalizada em Évora, devido à inalação de fumos. Teve alta durante a tarde de ontem.
"Não aconteceu nada de grave aos utentes, mas foi um grande susto. Como havia muito fumo, tivemos que evacuar o lar rapidamente", referiu ao CM o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo, Rui Pão Mole.
As chamas tiveram início minutos antes das 06h00 num dos três ecopontos instalados na rua, junto a uma das janelas da sala do lar. Ninguém sabe ao certo o que causou o incêndio, mas a GNR está a investigar se o fogo foi causado por mão criminosa ou por um acto de vandalismo.
Segundo o provedor, o fogo propagou--se do ecoponto para o interior do edifício pela janela, tendo destruído alguns cadeirões da sala de convívio. Parte das instalações eléctricas e um dos aparelhos de ar condicionado foram também consumidos pelo fogo. "Ainda não quantificámos os prejuízos", disse.
APONTAMENTOS
INCÊNDIO
Os bombeiros receberam o alerta do fogo às 05h55. Meia hora depois já estava extinto. As chamas foram combatidas por 17 elementos dos Bombeiros de Viana do Alentejo.
LIMPEZAS
O lar de idosos, situado na rua 5 de Outubro, esteve ontem encerrado para limpezas e remoção dos equipamentos danificados pelo incêndio.
REGRESSO
Os 24 utentes voltaram ao lar ao final do dia. As refeiçõese os cuidados de saúde foram prestados no outro edifício da Misericórdia em Viana.