Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

cidadeagar

UMA NO CRAVO OUTRA NA FERRADURA

cidadeagar

UMA NO CRAVO OUTRA NA FERRADURA

VOTAR - UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA

25.09.09, José Rocha

 

Quando se aproximam mais dois actos eleitorais, sendo um deles as eleições autárquicas, julgo que importa esquecer momentaneamente a campanha eleitoral partidária que se avoluma e sobretudo reflectir sobre a responsabilidade dos Aguiarenses de ir votar, passar a mensagem que é muito importante participar em liberdade e consciência neste exercício tão nobre de cidadania que é o acto de VOTAR.

O voto, além de um direito duramente conquistado, deve ser considerado um dever cívico, sem o exercício do qual aquele direito se perde, e consequentemente a liberdade e democracia ficam mais pobres.

O não votar é o “baldar-se” da participação na vida cívica, é uma forma de deixar andar aquilo que está contra a sua maneira de pensar, é deixar que outros decidam por nós, não votar não é o mesmo que votar em branco, quando não se vota, não se participa, não se julga, não se tem “voto na matéria”.

Sinceramente, não estou de acordo quando as pessoas se sintam livres por dizer:       - Não vou votar porque não quero.

Quando voto, voto por mim, pelos meus pais, pelo meu filho, por Aguiar e por todas as pessoas que lutaram e continuam a lutar pela liberdade/democracia, tentando desta forma passar a mensagem à futura geração a importância do acto de votar.

Com o mundo em mutação, é preciso ter em conta que nas eleições autárquicas pode estar em causa uma mudança na forma de encarar a gestão autárquica, chamando mais as pessoas a participar nas decisões, e para isso é preciso ir votar e escolher aqueles que nós achamos que estão  melhor preparados e têm soluções realistas.

 

Por último, quero realçar, a admiração que sinto pelo passado, pelo presente, pelo futuro, pela minha terra e pela suas gentes (que sempre sabiamente traçaram os momentos certos para a mudança), que me fazem sentir aquela pequena felicidade infinita, por ter nascido e viver sempre neste local único que é Aguiar.   

 

Joaquim António Canha Casquinha

 

4 comentários

Comentar post