Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

cidadeagar

UMA NO CRAVO OUTRA NA FERRADURA

cidadeagar

UMA NO CRAVO OUTRA NA FERRADURA

Portugal Air Show este fim-de-semana em Évora

16.09.09, José Rocha

 

# Esta bienal aeronáutica é o maior evento aeronáutico da Península Ibérica, na medida em que reúne as principais empresas e entidades do sector aeronáutico nacional e internacional.


É já este fim-de-semana que tem lugar em Évora mais uma edição do Portugal Air Show, a maior bienal aeronáutica que se realiza na Península Ibérica, com a Câmara Municipal de Évora (entidade promotora) em conjunto com a Aeropress (entidade organizadora) a efectuarem a apresentação do certame esta terça-feira, em conferência de imprensa.

 “Esta bienal aeronáutica é o maior evento aeronáutico da Península Ibérica, na medida em que reúne as principais empresas e entidades do sector aeronáutico nacional e internacional, nas suas diversas vertentes”, disse o presidente da Câmara José Ernesto d’Oliveira.
´
“O prestígio alcançado pelo Portugal Air Show possibilitou, que de edição para edição, se verificasse um crescimento gradual do número de expositores, visitantes e patrocinadores, assim como uma ampla cobertura e divulgação por parte dos média nacionais e internacionais”.

“Em 2009 pretendemos ultrapassar os 50 000 visitantes de 2007, e foram reunidos todos os esforços, para que esta seja a melhor edição de sempre”, frisou o autarca.
De salientar que a nível dos expositores, para além das empresas nacionais, entre as quais se destaca a TAP Portugal, NAV Portugal, INAC, OGMA e Empordef; vão estar em Évora delegações de empresas ligadas à aviação oriundas de Inglaterra, Espanha, França, Holanda, Rússia e Áustria, como é o caso da construtora aeronáutica Diamond Aircraft.

Paralelamente à vertente empresarial deste certame, existe outra componente importante:   a exibição estática e dinâmica de aeronaves. Ambas as exibições constituem um atractivo para o público em geral e para os entusiastas da aviação.
Nesta edição o programa apresenta actuações inéditas, para além do apoio incondicional da Força Aérea Portuguesa, que vai marcar presença com os Rotores de Portugal, F 16, e outras actividades; e do apoio da Marinha através da Esquadrilha de Helicópteros da Marinha, que irá levar o Helicóptero Lynx MK 95.
A Força Aérea Espanhola vai estar presente com a actuação da espectacular Patrulha Águila.

Esta equipa acrobática militar foi criada em 1985, e desde então participou em diversos eventos de destaque na Europa, Médio Oriente, Estados Unidos, Canadá e Marrocos, de entre os quais destacamos: Expo 92, Sevilha; Olimpíadas 92, Barcelona; Royal International Air Tatoo, Grã-Bretanha e Giornata Azzurra, Itália.
A exposição estática e dinâmica irá ainda contar com a presença de outras aeronaves emblemáticas internacionais, que farão a sua estreia no Portugal Air Show, como por exemplo: Antonov An-2, Mustang P-51, Hawker Sea Fury e Diamond DA42NG.

O programa do Portugal Air Show incluirá ainda algumas actividades relacionadas com a celebração do centenário da aviação em Portugal. Trata-se de um marco histórico, pelo que representa uma honra para o certame a associação às comemorações desta data.

O programa prevê também, a realização de várias conferências das quais destacamos a 1st Annual Behavioral Aeronautical Conference organizada pela Gestair Flying Academy Portugal e pelo Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC), e que vai decorrer no dia 19 de Setembro.

Os visitantes terão ainda a possibilidade de assistir a exposições, demonstrações de aeromodelismo, participar em actividades radicais, experimentar um dos simuladores de voo presentes ou realizar baptismos de voo.

Nos dias 18 e 19 de Setembro, em parceria com o Portugal Air Show vai decorrer o evento musical Fly in the Night entre as 23h00 e as 05h00, em Portas de Aviz (junto ao Aqueduto), que conta com entrada gratuita para quem possuir credencial do PAS.

A 7ª edição do Portugal Air Show 2009 (PAS 09) irá decorrer no Aeródromo Municipal de Évora, de 18 a 20 de Setembro, entre as 09h00 e as 20h00. O preço dos ingressos é o seguinte: 1 dia – 5 euros; 3 dias – 10 euros.
 

Visto em http://www.cm-evora.pt/pt

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.