Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

cidadeagar

UMA NO CRAVO OUTRA NA FERRADURA

cidadeagar

UMA NO CRAVO OUTRA NA FERRADURA

VIANA DO ALENTEJO - FEIRA D'AIRES

19.09.07, José Rocha
Milhares de pessoas são esperadas a partir de sábado na tradicional romaria ao santuário de Nossa Senhora d´Aires, em Viana do Alentejo (Évora), onde o profano e o religioso «andam de mãos dadas».

A romaria ao santuário barroco de Nossa Senhora d´Aires, que inclui uma colecção invulgar de ex-votos populares a testemunhar promessas efectuadas ao longo dos anos, é considerada uma das mais importantes do Alentejo.

Segundo a tradição, o culto a Nossa Senhora d´Aires começou em 1748, altura em que grassou em Évora uma epidemia.

Os comerciantes da cidade prometeram dedicar a Nossa Senhora d´Aires uma festa em sua honra se a epidemia fosse debelada e, como tal aconteceu, a festa decorreu na altura durante três dias.

Nos primeiros anos da romaria surgiu a Feira d´Aires, que conta já 256 anos, passando desde então a realizar-se os dois eventos em simultâneo.

Actualmente, a feira, onde o profano e o religioso «andam de mãos dadas», é organizada pelo município local.

Na edição deste ano, o certame decorre entre sábado e segunda-feira com a participação de 50 expositores dos mais variados sectores de actividade, sendo todas as noites animadas com espectáculos musicais.

Situado a cerca de três quilómetros da vila de Viana do Alentejo, o santuário de Nossa Senhora d´Aires, considerado o maior templo do Sul do país, datado de 1743, acolhe anualmente muitos peregrinos provenientes de todo o país, mas sobretudo do Alentejo.

Junto ao santuário de arquitectura barroca-neoclássica, há ainda a destacar a Casa dos Milagres, que guarda centenas de ex-votos populares pintados sobre lâminas de metal, tela e tábua.

Diário Digital / Lusa

Editado por José Luís Rocha

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.