UMA NO CRAVO OUTRA NA FERRADURA
Domingo, 11 de Agosto de 2013
CRÓNICAS DE UM CIDADÃO ATENTO

1 – Candidatura CDU: uma perspetiva

Observando as ações levadas a cabo pela candidatura CDU às autárquicas 2013, assim como o grupo que tem estado envolvido nessas ações, surgem com certeza questões que são comuns a grande parte da população do concelho de Viana do Alentejo e que devem ser levantadas para uma reflexão conjunta.

Onde estão algumas das figuras mais proeminentes do PCP / CDU? Onde está a Teresa Penetra, sempre presente no topo das listas ao longo dos últimos anos e tendo, inclusivamente, sido vereadora? Onde anda a Vera Cardoso, mulher com experiência na gestão autárquica? Que aconteceu ao José Rato, presidente da Junta de Freguesia de Aguiar? Que fizeram ao Estêvão Pereira, histórico do concelho, mandado agora para o fim da lista? Que equipa é esta, de caras tristonhas que nunca se viu igual noutras campanhas!? Não admira que as apresentações feitas pela CDU até agora tenham sido chochas e sem fôlego, quase às moscas, com apenas meia dúzia de fiéis inconformados e outra meia dúzia de novidades sem fibra nem credibilidade, empurrados para uma equipa na qual eles próprios parecem não acreditar, à exceção de Aguiar que, apesar de sempre ignorada pelas equipas da CDU na Câmara, continua fiel ao partido (não ao candidato!).

Talvez parte da explicação para o provável fiasco desta CDU esteja na falta de carisma e de consistência política do seu líder, o camarada João Penetra. É conhecido por ser boa pessoa, certinho e dinâmico no que respeita às causas da associação que dirige. Mas como político, quem é João Penetra? Governou o concelho de Viana durante 14 anos, à sombra do Estêvão Pereira, provavelmente sempre inconformado com a posição de segundo plano que lhe foi destinada. A verdadeira ambição era ser presidente de Câmara e conseguiu-o em Alvito (calculem!) Quatro anos em Alvito e o que fez o presidente Penetra? Nada! É só ouvir os cidadãos do concelho de Alvito (qualquer um) e ficamos a saber que João Penetra foi o pior presidente de Câmara que alguma vez passou por aquelas bandas. Não fez obra, não fez projetos, não candidatou nenhum projeto de obra de qualquer tipo, nunca ganhou a simpatia nem as graças da população daquele concelho e foi corrido a grande velocidade, porque, se lá ficasse, seria esmagado por qualquer candidato que lhe fizesse concorrência, tal é a nulidade que o caracteriza enquanto autarca e político.  

Virou-se então para Viana e aí está ele a espalhar sorrisos e charme, como se convencesse a população que é assim que se governa um concelho. Haverá ainda quem acredite que o homem é bom, mas é só ouvir o seu discurso para perceber que a falta de força, a ausência de ideias e de espírito de combate, fazem de João Penetra um sujeito simples e um bom homem, cuja ambição de chegar a presidente de Câmara não passa disso mesmo. O homem quer ser presidente, o homem quer mandar, o homem gosta do povo… mas o homem não apresenta ideias novas e só fala do passado distante, parecendo preso a projetos de outros tempos, alguns felizes, outros desastrosos e polémicos, o homem está mal assessorado por uma lista de elementos piores do que ele mesmo, o homem é um político de treta e um autarca que não sabe governar…  

Naturalmente, a população do concelho de Viana do Alentejo tem que saber quem é este candidato, que se acha boa pessoa (e deve sê-lo), que se considera vítima da má-língua e da perseguição por parte dos seus adversários, confundindo ataques pessoais com ataques políticos, estes democraticamente legítimos numa campanha eleitoral, onde as forças partidárias devem naturalmente apresentar as suas linhas de ação e fazer crítica política aos seus oponentes. Sempre foi assim e sempre assim será, num regime democrático, onde a liberdade impera, sem ofensas pessoais, mas com garra e espírito de luta.

Não se espera que numa campanha eleitoral os candidatos andem aos beijinhos e abraços uns com os outros e usem a hipocrisia para ver quem ganha. As batalhas políticas fazem-se de críticas e ataques fundamentados e legítimos; é assim que a população se esclarece, porque é desta forma que chega até ela a verdade sobre a política e sobre os homens da política; é assim que o povo sabe o que fizeram e o que serão capazes de fazer aqueles que se candidatam a votos para governar o concelho nos próximos quatro anos.

Quem está na política deveria saber que as verdades políticas devem ser ditas e não tentar convencer os outros da ideia de que ser atacado por se ser um péssimo autarca é o mesmo que ser atacado ou ser perseguido pessoalmente, incutindo nas pessoas a ideia errada da vitimização. Se há um candidato que já demonstrou que não sabe governar um concelho, que não sabe gerir uma autarquia, que não consegue compreender e ajudar a população, então, todos têm de ser informados e esclarecidos sobre este chumbo político.

O candidato João Penetra é um homem com o dom da simpatia e da palavra fácil e bonita, contudo, não dá respostas a questões e dúvidas pertinentes da população. É nítido que prefere fazer-se de coitadinho e de vítima da maledicência a justificar ou esclarecer as pessoas que, mais uma vez legitimamente, gostariam de saber por que razão é que um homem que tanto quer ao seu concelho, abandonou a sua governação, enquanto vereador, em 2007, para ir trabalhar durante 5 dias numa empresa, sem dar até hoje qualquer explicação ao povo que tanto diz amar? Aqui fica, mais uma vez, a pergunta à espera da resposta que tarda em chegar.

P.S. Atenção! Isto não é um ataque pessoal; é apenas uma perspetiva política!



publicado por José Rocha às 20:25
link do post | comentar | favorito

17 comentários:
De Anónimo a 11 de Agosto de 2013 às 21:22
Uma análise que mostra a realidade política, nua e crua, da candidatura do João Penetra.


De MANEL PARVO a 11 de Agosto de 2013 às 23:43
VERDADINHA PURA!!!!

FORÇA MOVIMENTO UNIDOS PELO CONCELHO DE VIANA


De Anónimo a 11 de Agosto de 2013 às 22:10
Não sei se o texto é seu, caro José Luís, penso que sim, acho-o muito lúcido e muito bem redigido. Discordo, no entanto, que como indivíduo o sr. dr. João Penetra seja, de facto, aquela "boa pessoa" que ele mesmo pretende fazer crer que é. Porque, se o fosse, não se entregaria a esta verdadeira palhaçada que tem sido a sua passagem pela Câmara de Alvito onde, pelo menos neste último ano, a sua ausência tem sido quase que total.
Porque, se o fosse, já há muito teria explicado ao seu putativo eleitorado as razões da sua saída intempestiva da Câmara de Viana, a meio do último mandado (2007).
Porque, se o fosse, tinha também assumido, em 2009, parte da responsabilidade da derrota da CDU em Viana: lembro que para ela muito contribuiu o clima de “roda livre” em que a gestão municipal andava, com o presidente Pereira e o vice-presidente Penetra mais interessados em resolver as suas vidas académicas e acautelar os seus futuros do que a incomodarem-se com a missão de que tinham sido investidos, a de se preocuparem com o futuro de todos nós.


De Anónimo a 11 de Agosto de 2013 às 23:58
A CDU tem SEMPRE usado e abusado dos seus apoiantes de Aguiar. Nem mesmo quando o Sr. Estêvão esteve com o mandado suspenso, o candidato da CDU por Aguiar assentou no lugar de vereador. Agora aparece a mesma pessoa no mesmo lugar, para quê?
Todos sabemos que Aguiar não conta para a candidatura do João Penetra, o que ele quer como sempre tem acontecido até aqui são os votos deste eleitorado.
Por isso, para mudar este estado de coisas, há que mudar e votar nas equipas do PS.


De anonimo a 12 de Agosto de 2013 às 00:41
Muito bem amigos, já um chefe Sioux dizia: ... quero que os meus adversários sejam fortes, para que não tenha remorsos na sua derrota...


De Anónimo a 12 de Agosto de 2013 às 07:55
Mas votar no PS para quê,para colocarem mais 4 papeleiras no largo


De Anónimo a 12 de Agosto de 2013 às 09:35
Este comentador deve ser daqueles que andaram a distribuir o manifesto falso, e agora tenta também passar mais esta falsidade. Ou então não esteve cá nos últimos 3 anos e meio, com que então só papeleiras e todas no largo.
Ai vão só algumas que me lembro:
- Pavimentação e colocação de novo parque infantil no jardim de infância
- edifício da cooperativa foi impermeabilizado pintado, foram colocados algerozes e colocados ar condicionado.
- montagem de coletor de aguas pluviais e melhoramento da calçada na rua 25 de Abril.
- reparações no plidesportivo
- requalificação do quiosque
- arranjos na escola primaria
- plantação de arvores e asfaltamento de ruas no bairro forno do tijolo
- parque infantil novo no jardim publico
- arranjo da vala junto ao campo de futebol
- segunda fase da obra de requalificação da escola primaria
Etc etc etc
Perguntem aos elementos da junta de freguesia que mostrem documentos onde pediram alguma coisa que a câmara não tivesse feito.


De Manel Parvo a 12 de Agosto de 2013 às 12:08
Eles não pergunta ao Presidente da Junta porque ele iria dizer que a Câmara sempre os ajudou.
AQUI ESTÀ A RAZÂO CERTAMENTE PORQUE PUSERAM O RATO FORA DAS LISTAS.

RATO MOSTRASTE QUE ÉS UM HOMEM COM H GRANDE.
NÃO SE TEM RAZÃO PARA DIZER MAL, NÂO SE DIZ.
PARABÈNS RATO PELA TUA DIGNIDADE E PELOS TEUS VALORES.


De Anónimo a 12 de Agosto de 2013 às 14:29
Sexta feira à noite, Rossio em Viana - impressionante!


De Anónimo a 12 de Agosto de 2013 às 19:55
O Centro Social e Paroquial de Vila Nova da Baronia, foi alvo de uma multa de 1551€ por parte da Camara Municipal de Alvito por motivos que explico na carta enviada ao Presidente e ao Vereador da referida Camara. Acrescento que o Presidente me disse que não tinha conhecimento da carta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! A multa ao início era de cerca de 500€, que não foi paga pois a notificação foi dirigida à Fabrica da Igreja e nâo ao Centro Social, que é o verdadeiro proprietário. A queixa foi apresentada pela Assistente Ténica Célia Batista. Pergunto: Será que essa senhora não detetou em tantos anos de funcionária mais nenhuma irregularidade? Pois houve muitas e continua a haver.
O que é que essa senhora tem contra o Centro Social? É contra uma casa que pratica atos sociais, e que mantém 33 postos de trabalho? Acho que devia por a mão na consciência, e que um dia também poderá vir a necessitar da Instituição. Junto carta enviada.

Exmº Srº Vereador da Câmara Municipal de Alvito

c/c Exmº Srº Presidente da Câmara Municipal de Alvito

Em resposta ao vosso ofício nº 1898/2013/UNAG de 16-07-2013, venho informar, que na altura da construção da obra em questão, tive conhecimento da mesma, mas depois não acompanhei os deta-lhes, pois na altura não era Presidente da Direção do Centro Social e Paroquial de Vila nova da Baronia, Funções que comecei a desempenhar em Novembro de 2012. Depois de analisar todo processo verifiquei que existirá alguma razão da vossa parte pois não foram cumpridos todos os requisitos necessários. No entanto não posso deixar de realçar que a obra não foi feita de má-fé nem com qualquer benefício económico a retirar da mesma, como refere na página 9 do vosso relatório nº22/2012, onde têm dúvidas quanto ao benefício económico que viesse-mos a beneficiar. Sou a informar que a referida obra somente teve a intenção de melhorar as condições de habitabilidade dos cidadãos que a habitam. Houve aqui um ato de humanidade e saúde pública, pois as condições de habitabilidade não eram agradáveis para quem lá vivem.
Os cidadãos que lá viviam na altura tinham que andar ao relento, sujeitos às intempéries para se deslocarem à casa de banho, que ficava afastada da habitação e sem qualquer cobertura. Como deve calcular não deve ser muito agradável tal situação. Os habituais residentes são alunos de fora que frequentam a Escola Profissional de Alvito (Novalvito), da qual a Câmara Municipal também é cooperante. Não solicitá-mos à Camara Municipal de Alvito qualquer ajuda nem aos outros cooperantes. Entendemos sim proporcionar melhores condições aos alunos que vem de fora, contribuindo para que a Escola Profissional e o Conselho tenham cada vez uma melhor imagem no exterior, tendo como objetivo que a mesma seja cada vez mais publicitada no País e no estrangeiro (PALOP´S). Como deve analisar nada foi feito de má-fé. Solicito pois o perdão da multa aplicada, admitindo alguma culpa em como o processo foi tratado e relembrando que se trata de um Lar de idosos, em que deve haver alguma atenção da vossa parte, contribuindo também para um ato social.
Atenciosamente

Vila Nova da Baronia, 29 de Julho de 2013

O Presidente da Direção

/JOSÉ AMILCAR PIRES ROSADO/


De Anónimo a 13 de Agosto de 2013 às 15:25
esta não percebo!.mas se a obra, foi feita sem autorização ou com alguma ilegalidade, a câmara não fez o seu papel.?se não cumpriu parece bem que lhe seja aplicada a coima. não basta depois dizer que não foi de má fé ,o mal é no nosso país ninguém liga ao que é legal só na base dos favores....


De Anónimo a 13 de Agosto de 2013 às 10:08
O Srº Penetra é Presidente da Câmara e não sabia que a Câmara de que é presidente tinha sido multada?
Quem assina a correspondencia na Cãmara de Alvito não é o Presidente?
Enfim, eu que pensava que já nenhum disparate me surpreendia.


De Anónimo a 14 de Agosto de 2013 às 10:06
Pois, também eu pensava que já não havia disparates para me surpreender!

A Câmara não foi multada. A Câmara multou o Centro Paroquial. Oh homem aprende a ler, pelo menos...


De Anónimo a 13 de Agosto de 2013 às 13:09
Comentário no Chilreado - Votar em quem? - @ 12:58

Há por aqui muita cegueira, da pior, daquela de quem não quer ver. Estão no seu direito, só que:

-Bengalinha Pinto e a sua equipa conseguiram investir mais neste mandato que a dupla Estêvão/Penetra em qualquer um dos dois mandatos anteriores. Fazer, em tempos de vacas magras, muito melhor que outros fizeram em tempos de vacas gordas, só pode ter sido possível com muito trabalho e empenho. Isso é um facto!

-A actual equipa autárquica é, desde o 25 de Abril, aquela que possui o conjunto de pessoas mais capacitadas, técnica e humanamente, para a execução das tarefas para os quais os elegemos. Isso é um facto!

-A equipa proposta pela CDU, é a pior desde o 25 de Abril. À cabeça, um presidente que fugiu a meio de um mandato. Na mais recente folha do curriculum -um mandato catastrófico em Alvito que lhe valeu o cognome de “O Pior”. A acompanhá-lo, nos principais lugares da lista, gente que serão certamente boas pessoas, mas com perfis que pouco ou nada têm a ver com as necessidades dos cargos. Isso é um facto!

-“O Pior” esteve catorze anos como vice-presidente da câmara. Foram tempos de vacas gordas em que muito poderia ter feito por Aguiar. Não o fez, aliás, como se viu recentemente, ele nem conhece Aguiar. Com o dinheiro das piscinas de Alcáçovas podiam-se ter feito umas boas piscinas cobertas em Viana, o Multiusos de Aguiar e ainda sobrava dinheiro. Teria sido uma gestão dos recursos públicos mais racional e competente. As agendas pessoais de Estêvão/Penetra sobrepuseram-se aos reais interesses de todos nós. Isso é um facto!

-Aguiar tem razões para se queixar. Em mais de trinta anos de democracia, à sua lealdade, o PCP e os elencos autárquicos por ele controlados, retribuíram com desinteresse e falta de apoio no terreno. Isso é um facto!

-Se estivéssemos a falar de futebol, percebia-se que fizéssemos finca-pé no nosso clube, fosse qual fosse a sua prestação. Daí não viria grande mal ao mundo. Só que, neste caso, estamos a falar das nossas vidas e, mais importante que isso, das dos nossos filhos e netos. Em tempos difíceis como os que atravessamos, para bem de todos, a razão deveria prevalecer. Pensem nisso!


De MANEL PARVO a 14 de Agosto de 2013 às 01:12
É LAMENTAVEL QUE A MAIORIA DO PESSOAL DE AGUIAR QUE VOTA CDU; AINDA NÂO VIU ISSO:
ELES NUNCA LÀ FIZERAM NADA E QUERIAM QUE O BENGALINHA AGORA FIZESSE TUDO SEM TER O TEMPO DAS VACAS GORDAS:

ABRAM OS OLHOS GENTE

VOTO ÙTIL NO PS - BENGALINHA E ALEXANDRE


De Anónimo a 13 de Agosto de 2013 às 18:09
escrevem a azul ,por alguma razão?ou voltamos ao tempo do lápis azul, só se publica o que é de interesse do governo (autarquia )?


De Anónimo a 14 de Agosto de 2013 às 00:49
Ó amigo, o blogue não é meu, mas é assim que as coisas funcionam. Eu também já tive um e só lá butava faladura quem eu queria, é que isto é uma página pessoal. quem não gosta, não usa. Porque é que não faz um para seu deleite pessoal? A época está propícia a isso...


Comentar post

Dezembro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


pesquisar
 
Visitantes

hit counter
Diamond Rings

posts recentes

O Fabrico de Chocalhos já...

Aguiar tem restaurante no...

COMEMORAÇÕES DE SÃO MARTI...

ALMOÇO DOS GANHÕES - 2015

RECANTOS - VIANA DO ALENT...

COSTA DA SILVA - CABEÇA D...

7ª MARATONA BTT AGUIAR - ...

RECANTOS DE ÉVORA

AMIGOS DO ALHEIO

Ilumina-me

Experiencias

ANTONIO ZAMBUJO AO VIVO...

Experiencias

Ofício dos chocalhos cand...

Experiencias

arquivos

Dezembro 2015

Novembro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

links
participar

participe neste blog

subscrever feeds