UMA NO CRAVO OUTRA NA FERRADURA
Quarta-feira, 10 de Julho de 2013
UMA TARDE ESCALDANTE

 

 

Sob um sol escaldante e um ar abrasador, realizou-se no Jardim Alexandre Herculano, em Alcáçovas, a apresentação de candidatos do Movimento Unidos pelo Concelho de Viana do Alentejo/PS, aos diversos órgãos autárquicos do nosso Município.

 

A apresentação teve início por volta das sete da tarde com os discursos do Presidente da Concelhia do PS, João dos Anéis; o Mandatário para a Juventude de Alcáçovas, Diogo Grosso; o Mandatário Geral, Fernando Maurício; o representante Nacional do PS, Capoula Santos; o candidato à Assembleia Municipal, António de Sousa e a candidata à Junta de Freguesia de Alcáçovas, Sara Pajote. Seguidamente tomou a palavra Bernardino Bengalinha Pinto que se candidata a um novo mandato à frente do Município.

 

 

Depois de pedir desculpa aos presentes por os fazer estar presentes numa iniciativa a decorrer sob uma temperatura tão escaldante, iniciou o seu discurso fazendo um breve balanço sobre o mandato que agora se aproxima do final, referindo as obras e iniciativas mais marcantes. Falou também das dificuldades e limitações impostas, por força das fortes condicionantes ditadas pela crise que rebentou nos primeiros meses deste mandato. Muito resumidamente, esta foi a primeira parte do seu discurso.

 

E o seu discurso acabava ali, disse, não fossem algumas afirmações, que no seu entender considera virem de alguém que está em desespero e que só por isso as faz. Frisou que de certa forma lhe custava referir certas afirmações, mas não podia deixar de o fazer já que, como disse, quem não se sente não é filho de boa gente e às tantas, uma mentira repetida muitas vezes pode levar as pessoas a pensarem que é verdade. Daí que teria ali mesmo de pôr os pontos nos iis.

 

Garantiu que nunca utilizará a demagogia para levar as pessoas a fazerem o que quer que seja ou a votarem nele. É certo que em 2009 disse que iria fazer algumas coisas que depois acabou por não conseguir fazer. Mas não o conseguiu porque as condições se alteraram drasticamente. Agora utilizar a demagogia, o paleio e a retórica para enganar as pessoas, para isso não contem com ele.

 

Quis então começar por contar uma pequena história acerca de um conhecido autarca que afirmou ter acabado com o desemprego no seu concelho, apesar das estatísticas do Instituto de Emprego e Formação Profissional dizerem o contrário. Pouco se importando, ele terá continuado a afirmar que tinha desemprego zero. Como se isso não bastasse, consta que se preparava para anunciar que ia acabar com o envelhecimento no seu concelho onde ele é presidente e que, sabe lá, até no Alentejo. Talvez por isso, referiu, por ter sido tão bom o trabalho que esse autarca fez e pretendia continuar a fazer nesse Concelho, a população ao ser informada de que o tal senhor  já não iria ser candidato começou a chorar e soluçar como nunca ninguém terá visto. “Diz-se por lá que foi o pior presid…, perdão, o melhor presidente que esse Concelho já teve depois do 25 de Abril.

 

Àqueles que dizem: bom, não fez obras mas pagou as contas, Bengalinha Pinto respondeu que os presidentes das câmaras não são eleitos para pagar contas, isso é da responsabilidade dos sectores de contabilidade. No seu entender os presidentes são eleitos para gerirem as Autarquias, no sentido de criarem melhores condições de vida para as populações. Concordando que temos de pagar as nossas contas, pensa que o fundamental é promover os investimentos aproveitando os Fundos Comunitários. Afirmou que é isso que ele e a sua equipa têm feito e é isso que irão continuar a fazer.

 

Por isso, e sobre as contas da autarquia de que tanto se fala, Bengalinha Pinto esclareceu que as contas da Autarquia estão publicadas, como manda a Lei, no site da autarquia. Tendo para si que o candidato da CDU é boa pessoa, admira-se com certas afirmações do mesmo, uma vez que as contas da Autarquia de 2012 foram aprovadas por unanimidade pela Assembleia Municipal. Referiu também que se há dúvidas sobre onde pára o dinheiro, é fácil de ver nas contas aprovadas que ele está noInvestimento. Chamou à atenção para o facto de no mandato anterior ao seu terem sido investidos quatro milhões de euros e que neste já terem sido investidos mais de seis milhões de euros. Em tempo de vacas magras, aumentou-se substancialmente o investimento, mesmo recebendo-se menos dinheiro do Orçamento de Estado, conseguindo-se mesmo assim, reduzir a dívida ao banco. Esclareceu também que o anterior executivo, em tempos de vacas gordas, em 2007, aprovou empréstimos ao banco no valor de três milhões e trezentos mil euros e que esta câmara em 2012 só podia, por força da Lei, pedir um máximo de trezentos mil euros, dez vezes menos portanto. Concluiu este tema sobre a questão das contas dizendo que tendo elas sido aprovadas por unanimidade na Assembleia Municipal e sendo públicas, só pode devolver a questão. Assim, na sua opinião, quem tem dúvidas nas contas que diga onde é que o dinheiro foi mal gasto e que confusão é essa com as contas.

  

Continuou com a segunda parte do discurso, reafirmando que aquele não era o seu discurso, falando então dos arrelvamentos, dos campos de Alcáçovas e de Viana que se espera brevemente possa também ser estendido ao de Aguiar. Estes só foram possíveis através da parceria entre os Clubes, a Câmara e uma instituição de crédito. Esclareceu que tudo isto deu mais trabalho porque em 2007 não foram aproveitados financiamentos a setenta e cinco por cento do dinheiro a fundo perdido para um dos relvados, uma vez que, como consta de uma ata da vereação de 2006 o senhor vice-presidente da câmara, na altura, disse o seguinte: “a referida obra não é prioritária” - ponto final.

 

Numa nota de profunda tristeza, lamentou o facto de a CDU ter andado mais de dez anos a falar do Paço dos Henriques, sem nunca ter avançado com medidas concretas para viabilizar a obra. Prosseguiu relembrando os programas eleitorais da CDU tanto em 2005 como em 2009, ao candidato da CDU (parece que ainda Presidente da Câmara de Alvito), que tanto critica o trabalho deste executivo aqui em Alcáçovas. Em 2005 em Reivindicações ao Poder Central escreveram: “Trabalhar para que Paço dos Henriques sofra obras”. Em 2009 sob o mesmo tema disseram o seguinte: “Reivindicar a recuperação do Paço dos Henriques”. Continuou, como referiu, a talhe de foice, chamando a atenção para o facto de as obras do Centro Histórico de Viana que agora estão a ser feitas, constarem do programa eleitoral da CDU de 1997. Por isso, como referiu, se estivessem efectivamente interessados nas populações teriam feito aquilo que esta câmara fez e que custou muito. O projecto está realizado, o passo seguinte será candidatá-lo aos Fundos Comunitários e, se Deus quiser, até final de 2015 concluir-se-á a obra do Paço para grande orgulho dos alcaçovenses. 

 

Bengalinha Pinto fez também questão de dizer que, segundo constava, seria o Partido Comunista que não deixava fazer o contrato do Paço. Em relação a isso afirmou peremptório: “Pois bem, quero aqui dizer-vos que quem gere a autarquia de Viana do Alentejo, neste momento, não é o Partido Socialista, é a equipa do Bengalinha Pinto que a gere e o Partido Socialista não impõe nada à autarquia de Viana do Alentejo”. E continuou dizendo que lhe interessa somente o seu Concelho, não sendo funcionário do partido e que não brincará aos presidentes de Câmaras. Mais, que na sua opinião um presidente que faz um bom trabalho deve continuar e quando não continua é porque não fez um bom trabalho. Resumiu afirmando que se o seu adversário político não fez um bom trabalho onde foi presidente de câmara também não o irá fazer aqui.

 

Acerca da Opção Gestionária Bengalinha Pinto disse que não é correcto nem honesto comparar o caso de Alvito com o de Viana, uma vez que em Alvito as decisões foram tomadas atempadamente pelo anterior executivo que saiu em 2009. Em relação aos trabalhadores referiu que, embora nem sempre, por questões legais, se consigam os melhores resultados, tudo tem sido feito para os beneficiar. Referiu que contrariamente aquilo que foi dito durante a campanha de 2009, não perseguiu nem despediu trabalhadores, havendo mesmo alguns deles que afirmam que são melhor tratados agora do que o eram anteriormente.

 

Quase a terminar afirmou que este tipo de retórica, este tipo de paleio fez parte de uma forma tradicional de fazer política de há muitos anos que hoje está ultrapassada. Está ultrapassada, disse, e têm de se arranjar outras formas de fazer política que não inventando e induzindo as pessoas em erro pois não é, na sua opinião, para isso que os eleitos são pagos. Porque são os contribuintes que estão a pagar, pelo que se deve ser sério e reconhecer os erros, que toda a gente os faz.

 

Finalmente Bengalinha Pinto, antes de passar a palavra ao presidente da câmara de Portel, Norberto Patinho quis terminar deixando duas questões para as pessoas reflectirem e pensarem. Primeiro perguntou porque é que, se o candidato do Partido Comunista gosta tanto do Concelho de Viana e da sua Freguesia de Alcáçovas, porque é que ainda hoje não sabemos qual a razão do abandono, barra, desistência do seu mandato em 2007? E porque regressa agora em 2013?



publicado por José Rocha às 16:46
link do post | comentar | favorito

9 comentários:
De Anónimo a 10 de Julho de 2013 às 19:37
As verdades têm de ser ditas às claras, como comprovo pelo que leio, sem demagogia como tem acontecido com o Sr. Penetra. O Sr. Penetra se tivesse um pouco de ..... já não estava como presidente em Alvito.
Os funcionários de Alvito dizem que a autarquia entrou em roda livre .


De Anónimo a 13 de Julho de 2013 às 11:46
Tesourinhos Deprimentes

João Penetra: " O PS não tem projeto para o concelho (Alvito), apesar da boa vontade do meu amigo Joaquim, essa é a verdade. O Dr. António João Valério escolheu o melhor projeto."

Depois de com o seu maravilhoso trabalho provavelmente ter destruído a possibilidade de eleger o Valério (que na minha opinião é homem para dar uma boa arrumadela na casa), ficamos aqui a saber (porque implícito) que o João Penetra quer vir para cá aplicar um qualquer projeto decidido pelo PCP em reuniões à porta fechada na Soeiro Pereira Gomes em Lisboa, ou pior que isso, na Rua de Avis em Évora.

Bem esteve o Bengalinha quando, a propósito do PCP não deixar fazer o contrato do Paço dos Henriques, disse: “Pois bem, quero aqui dizer-vos que quem gere a autarquia de Viana do Alentejo, neste momento, não é o Partido Socialista, é a equipa do Bengalinha Pinto que a gere…”


De Anónimo a 14 de Julho de 2013 às 08:38
Vejam lá este vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=h4bpjTL4bDs&feature=player_embedded


De Anónimo a 14 de Julho de 2013 às 21:15
Manuel Maria Barroso àcerca do Pior Presidente de Alvito desde o 25 de Abril: "Espero e desejo que o Dr. João Penetra não proponha a implosão da Igreja de Nossa Senhora de Aires! Com este ímpeto reaccionário e retrogrado… tudo poderá acontecer! Importa alertar os eleitores do concelho de Viana do Alentejo. Trata-se aqui de um caso de leviandade ou de uma patologia muito séria."


De Anónimo a 14 de Julho de 2013 às 13:57
Será que o Rui Mendes ontem conseguiu explicar aos seus camaradas de arruada o tamanho e a quantidade das ervas nas ruas de aguiar.
É mesmo uma vergonha, com que cara pede este senhor os votos aos aguiarenses.


De Anónimo a 15 de Julho de 2013 às 09:06
Segundo disse ele a algumas pessoas a culpa e do Rato e da Rosinda, por isso é que o partido não os convidou a recandidatarem-se


De Anónimo a 15 de Julho de 2013 às 10:07
Há dias em que fico triste com certas facetas do ser humano, estive a ver o último panfleto da cdu...


De Anónimo a 15 de Julho de 2013 às 19:34

Não posso deixar de perguntar se é a isto que a CDU/Viana se refere quando apela a uma campanha limpa e sem difamações, feitos falsos puritanos. os texto seguintes foram retirados do blogue comunista Mais Evora, de julho.
Anónimo disse...
O PS de Viana há quatro anos fez a campanha mais suja ("porca" é mesmo o nome) desde sempre no Portugal democrático. Parece que ficaram tão contentinhos com eles mesmos, e vai daí estão a preparar uma edição revista e aumentada para este ano, mas como os seus blogs e pasquins não lhe chegam vêm conspurcar o espaço dos outros. Manos, barbeiros e afins: fiquem no vosso próprio chiqueiro! 09 Julho, 2013 15:26
Anónimo disse...
Também já tinha visto que a Fernanda Ramos não larga o Bengalinha. Qual é o interesse da tipa? 10 Julho, 2013 20:02 Anónimo disse... Qual é o interesse da tipa? - Se calhar gosta de gajos mais novos :-) :-) :-) "Portanto" não será pela predica... 10 Julho, 2013 21:15
Anónimo disse...
O interesse é obvio. Assim que conseguirem enfraquecer suficientemente a escola Isidoro de Souza e acabar com o ensino secundário em Viana (um dos poucos Concelhos que ainda resiste), a EPRAL e a sua dona surgirão, qual Dom Sebastião, a salvar a educação em Viana. Pode ser que enquanto o PSD estiver no poder isto não aconteça, mas assim que o PS lá voltar não demora nada. Esperemos para ver... É um gang muito bem organizado e que não dá tréguas. 11 Julho, 2013 10:11
Pois, são estas "as habituais difamações e calúnias aos candidatos"? pensam que o povo é parvo, mas não é, olhem “basem”


De Anónimo a 16 de Julho de 2013 às 09:49
Mais Évora - PARA GÁUDIO DOS BÊBEDOS
Anónimo Anónimo disse...

" Então agora apagam-me os comentários? O espírito democrático está-se a esvanecer?

Segunda tentativa:

Com o folheto distribuído este fim-de-semana em Viana pela CDU do senhor Penetra e amigos, atingiu-se um novo patamar no exercício da politiquice local. Infelizmente, não para cima mas para baixo, bem para baixo. Nesta campanha o grupo, inventa, pela primeira vez em campanhas da CDU cá no concelho, a figura do mandatário - dá-lhes jeito, por razões mais que óbvias. Só gente muito pequena e muito desesperada joga de forma tão vil com os sentimentos das pessoas e as sujeita a chantagem emocional. Quer o candidato, quer o “mandatário”, na linha da vitimização em que se têm escudado toda esta pré-campanha, apelam mais uma vez a uma campanha limpa. Pena é que no mesmo folheto onde o escrevem, pratiquem simultaneamente, um dos actos mais cobardes e sujos de todas as campanhas eleitorais de sempre aqui no concelho. Se dúvidas houvesse sobre a personalidade das pessoas em causa, elas ficaram agora completamente esclarecidas, é preciso uma grande falta de carácter para usar e deixar-se usar em manobras destas."

16 Julho, 2013 09:44


Comentar post

Dezembro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


pesquisar
 
Visitantes

hit counter
Diamond Rings

posts recentes

O Fabrico de Chocalhos já...

Aguiar tem restaurante no...

COMEMORAÇÕES DE SÃO MARTI...

ALMOÇO DOS GANHÕES - 2015

RECANTOS - VIANA DO ALENT...

COSTA DA SILVA - CABEÇA D...

7ª MARATONA BTT AGUIAR - ...

RECANTOS DE ÉVORA

AMIGOS DO ALHEIO

Ilumina-me

Experiencias

ANTONIO ZAMBUJO AO VIVO...

Experiencias

Ofício dos chocalhos cand...

Experiencias

arquivos

Dezembro 2015

Novembro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

links
participar

participe neste blog

subscrever feeds