Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

cidadeagar

UMA NO CRAVO OUTRA NA FERRADURA

cidadeagar

UMA NO CRAVO OUTRA NA FERRADURA

FERIADO MUNICIPAL

19.01.11, José Rocha

Viana do Alentejo assinalou no passado dia 13, mais um aniversário da Restauração do Concelho. Em dia de festa, o Município agraciou duas instituições – Casa do Benfica em Viana do Alentejo e Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar – que têm para o Presidente da Câmara “cada uma o seu historial de participação na vida associativa do Concelho, surgindo pela primeira vez uma associação da freguesia de Aguiar”.
Na sessão solene de atribuição de medalhas de honra do Município, Bernardino Bengalinha Pinto disse esperar que esta distinção “seja um estímulo para cada uma das instituições para que continuem a desenvolver, casa vez melhor, a sua actividade”, levando mais longe o nome do Concelho. Em dia de comemorações é também altura de “nos juntarmos, reflectirmos e falarmos do nosso Concelho”, sublinhou o autarca que aproveitou a ocasião para fazer um balanço de 2010. Apesar dos condicionalismos que o país atravessa, ainda assim foi possível pôr em marcha novas actividades e desenvolver projectos que serão concretizados em 2011 e nos anos seguintes.
Bengalinha Pinto assegurou que o ano em curso será um ano muito difícil. E, apontou como principal razão a redução dos recursos financeiros face ao ano passado. O autarca disse mesmo que a Câmara vai “receber menos dinheiro por transferência do Poder Central”, assegurando que “ao Município foram aplicados cortes orçamentais de 225 mil euros em 2011 que, somados à redução do ano de 2010 com a aplicação do PEC II, resultam num total de 403 mil euros”.
Estes cortes, referiu o edil, “vão condicionar a actuação da Autarquia perante todos os agentes do Concelho”. No entanto, o Município irá privilegiar o programa de apoio social. “Apesar do ano difícil que aí vem, cheio de restrições e contenções, a população do Concelho poderá continuar a contar com o apoio da Câmara dentro das suas possibilidades”. A garantia foi dada pelo autarca.
Face às dificuldades que se esperam para o ano em curso, Nuno Grave, membro da Assembleia Municipal, em representação do seu presidente, fez um apelo “ao envolvimento de todos os munícipes nos processos participativos que se avizinham para o Concelho.”

Associações agradecem apoio da Câmara
Para receber a medalha de honra em nome da Casa do Benfica esteve o seu presidente, Joaquim Santos, que salientou ser uma honra e uma satisfação tal distinção feita pelo Município que reconhece, desta forma, o trabalho que tem sido desenvolvido pela associação junto da comunidade.
Em tempo de agradecimentos, o dirigente não esqueceu a Câmara Municipal. “Todo o crescimento que a Casa do Benfica tem vindo a evidenciar deve-se, em grande parte, à colaboração e apoio que, desde sempre, a Câmara tem prestado”, bem como as juntas de freguesia e os empresários do Concelho. Consciente das dificuldades que o país atravessa, Joaquim Santos, não deixou, porém, de fazer um apelo à Autarquia para que não deixe de apoiar de “forma sustentada, associações como a nossa.”
Na ausência da direcção do Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar, coube ao Presidente da Junta de Freguesia receber a medalha de honra do Município. José Francisco Rato agradeceu a atribuição da medalha que, na sua opinião, vai para todas as pessoas que já passaram pela direcção do Grupo, atletas e pessoas que de alguma forma ajudaram a instituição. O autarca deixou, todavia, um desejo: “ que o desportivo consiga passar este período menos bom que está a atravessar.”
Após a sessão solene, o Município de Viana do Alentejo realizou um beberete aberto a toda a população, no Salão dos Bombeiros Voluntários.
O programa cultural preparado pelo Município de Viana do Alentejo para assinalar as Comemorações da Restauração do Concelho teve casa cheia nos dois dias. Dia 12, o Cine-teatro recebeu, 20 anos depois, os VNT que recordaram temas antigos – “Lua Corrupta” e “Soldadinho de Chumbo”. Para o encerramento, dia 13, a Câmara convidou “Os Paganinus” Orquestra de Violinos do Conservatório Regional de Setúbal sob a direcção musical de Inês Vieira. Estes pequenos artistas que fizeram as delícias de todos interpretaram obras de Bach, Handel, Vivaldi e Scot Joplin

Retirado de aqui